Oceanos & Sociedade 2011 - 50 Anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental

O papel desempenhado pelos oceanos na questão das mudanças do clima associados ao aquecimento global e seu impacto nos ecossistemas marinhos é fundamental para a compreensão dos rumos da humanidade. É fato cada vez mais claro que o homem intervém sobre os oceanos tanto alterando os ecossistemas quanto afetando a si próprio de maneira crítica e em diversas escalas espaciais e temporais. O conceito de que a conservação dos ecossistemas marinhos é necessária para o desenvolvimento sustentável, garantindo o uso racional dos seus recursos e a manutenção do clima é um paradigma que vem se solidificando, principalmente nos últimos anos, em que prognósticos de mudanças climáticas não trazem perspectivas otimistas.

Com o intuito de comemorar os 50 anos e prestigiar a linha de atuação da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (Intergovernmental Oceanographic Comission – IOC/UNESCO) o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) organizou o evento comemorativo "Oceanos e Sociedade" que foi realizado no Auditório "Prof. Dr. Plínio Soares Moreira", Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo, São Paulo, em 18 de novembro de 2010.

Objetivos

Os principais objetivos do evento foram:

  • Divulgar os programas da COI para a sociedade;
  • Promover uma discussão e estabelecer um conjunto de diretrizes para o uso do conhecimento e da pesquisa oceanográfica para elaboração de políticas públicas para o uso sustentável dos ecossistemas costeiros e oceânicos;
  • Promover uma discussão e estabelecer um conjunto de diretrizes direcionadas para a otimização das políticas de fomento à pesquisa oceanográfica com ênfase no suporte à elaboração de políticas públicas;
  • Produzir um documento com a visão dos participantes no que tange as ações necessárias para se alcançar os objetivos acima mencionados, considerando tanto arranjos institucionais e políticas de fomento. Este documento será dividido em 4 partes: diagnóstico do estado atual, projeção da situação ideal, reflexão sobre os problemas e barreiras e proposição de ações.